09/02/2010

Lições de vida para aprendermos com os cães

Wendy, com poucas semanas de vida.

Não ligar para os outros...

Cães abanam o rabo quando estão felizes. Eles não ligam se cometem gafes, se estão gordinhos ou se acordaram com o pelo bagunçado.
"Os animais podem nos ensinar a ver o mundo de outras maneiras. Eles mudam nosso jeito de encarar os problemas."
Alexandre Rossi, zootecnista, o dr. Pet, da Rede Record.

Ser mais sincero...

O ser humano consegue esconder as emoções, exagerando-as ou disfarçando-as. Quantas vezes dizemos "não" querendo que os outros entendam "sim"? Já os animais preferem e só entendem reações puras e verdadeiras.

Apreciar a simplicidade...

A cada manhã, os cães nos presenteiam com um "bom dia!" cheio de empolgação e expectativa. A comida é a mesma, os brinquedos tambem. Mas não importa: eles sabem valorizar as pequenas coisas da vida. E agem como se elas acontecessem sempre pela primeira vez. Sábios!

Dar bons exemplos...

Ter um cão é como ter um filho pequeno: ele está sempre de olho nas nossas escorregadas... Por isso os donos (assim como os pais) devem dar o exemplo.

Batalhar por seus sonhos...

Um mau resultado não significa um fracasso. Para seu cão, tudo bem não alcançar a cama no primeiro salto. Ele tenta outra vez. Só não vale perder o objetivo de vista. Os cães nunca desistem de buscar a realização. Inspire-se neles e lute pelas coisas em que você acredita.

Conviver com as diferenças...

Um cão não julga. Para ele, não importa o que você fez na vida, qual é a sua religião, sua cor, seu time, seu credo, sua aparência, seus defeitos, deficiências... ele te tratará de acordo com como você o trata e a energia que transmite no momento. É preciso aprender a amar o diferente: essa pode se tornar uma ótima maneira de crescer como indivíduo e de combater o preconceito.

Conhecer-se melhor...

Os animais sabem muito bem o que querem da vida. Se estão contentes, pegam um brinquedo para comemorar. Quando enfrentam algum problema ou uma situação nova, latem, choram ou arranham a porta, para tentar mudar a situação. Que tal você também começar a reconhecer seus desejos e necessidades, e ir em busca deles?


Tirar uma soneca...

Nada como passar boa parte da vida dormindo... Os peludos conhecem a importância de recarregar as baterias. Por isso, toda vez que se sentem cansados, entregam-se a um cochilo. Experimente!

Agir com segurança...

Para os cães, o tamanho não importa. Eles não percebem se são grandes ou pequenos, nem sabem o que isso significa ao se envolverem numa briga. Quem nunca viu um Chihuahua latindo bravamente para um Pitbull na rua e pensou "que besta, olha o tamanho dele"? Para os cães, tamanho ou aparência não importam, mesmo.

Atingir o equilíbrio...
 
Os seres humanos são a única espécie do planeta capaz de seguir e obedecer líderes instáveis e desequilibrados. Se você quer o respeito e obediência de um cão, uma coisa é essencial: você tem que ser equilibrado, seguro e calmo, caso contrário jamais será obedecido, a não ser que seja causando medo ao cão, o que seria repugnante. Aja com equilíbrio e segurança e seu cão te seguirá fiel e obedientemente, pois irá preferir ser o seu seguidor a disputar a liderança com você.
 

*Artigo extraído do excelente site Cão Cidadão, com algumas partes adaptadas por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário